quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Usando Blogs na Educação

Olá a todos,

Eu (Anne) e a Fabiana construímos um pequeno texto para mostrar como foi a nossa experiência com o uso dos Blogs e como isso foi importante no nosso aprendizado.

A nossa experiência com o uso do blog é recente. Teve início na disciplina de Produção e Publicação de Objeto de Aprendizagem (PPOA), quando fomos apresentadas a experiência de construir objetos de aprendizagens simples, tais como: criar blog, fazer desenhos do Paint, as diferenças de qualidade das imagens, fotos quando salvamos nas várias extensões de imagens, criar gifs animados, fazer vídeos com utilização de fotos e outros vídeos, utilizar o audacity, inserir som em apresentações do PowerPoint, Hot Potatoes.

Lendo isso, você pode até pensar que foram tarefas simples, mas tivemos que esquentar a cabeça e utilizar muito o pai Google, pois podemos afirmar que foi com a ajuda valioso dos amigos navegantes da net, com seus blog e vídeo-aulas importanstíssimos, que conseguimos aprender muitas das coisas enumeradas acima.
Pelo menos da minha parte, Fabiana, levei uma surra para conseguir colocar o blog de PPOA  do jeito que queríamos, mas valeu muita a pena as tentativas, os erros e acertos.
Já na criação do blog Educando com TI, optei por criá-lo no Wordpress, e por mais que parecia ser mais complicado do que o blogspot, achei mais tranquilo, também, contei com a preciosa e iluminada ajuda do Curso completo de Wordpress, disponibilizado no blog Guanabara.info (vale a pena ver!).

Dá minha parte, Anne, não foi tão dificil a criação do blog no blogspot, já que tive ajuda do meu noivo, mas houveram postagens que esquentaram a minha cuca. No final valeu o esforço, tanto pelo aprendizado quanto pela gratificação de ter aprendido algo novo.
Já na criação do outro blog, no wordpress, eu estava quebrando a cabeça e continuo, porém agora que conheço o Curso completo de Wordpress, disponibilizado no blog Guanabara.info as coisas ficaram bem mais menos complicadas. Daí a importância de compartilhar seu aprendizado com os outros.
Por aqui você já consegue entender a importância do uso dos blogs na educação? Eles se tornam ferramentas de comunicação de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, na rede ativa e viva do processo de contrução do conhecimento colaborativo.
Os blogs são de fato importantes instrumentos de comunicação e de representação, em diferentes áreas de conhecimento e de interesse.

Fabiana Maria de Lima & Anne Caroline

Um comentário:

  1. O relato de experiência é fundamental para que possamos sentir o lado "humano" das tecnologias. Isso nos encoraja a prosseguir e vencer os desafios da nossa própria educação. Parabéns! Vocês trabalharam muito bem juntas. Abraço grande, Lu

    ResponderExcluir